terça-feira, 7 de julho de 2009

O que é psicodrama? - o básico

.
Venho recebendo feedback sobre os artigos postado nesse blog. O problema é que algumas pessoas que acessam, dizem sentir falta de um esclarecimento prévio. "O que é psicodrama? Gostaria de saber maissobre o ‘básico’".

Bem, quando tal desafio me é lançado, penso que para dar conta teria que escrever capítulos seriados! Pode ser uma ideia...

Mas vou tentar fazer um resumo da estrutura, fundamentos e áreas de atuação.

Antes, porém, vamos esclarecer que psicodrama é uma das vertentes cuja nomenclatura se popularizou, de uma ciência maior e mais abrangente: SOCIONOMIA.
Etimologicamente, a palavra de origem latina significa o estudo das leis que regem o comportamento grupal e social.

Jacob Levy Moreno, criador da teoria socionômica, estruturou-a em três grandes áreas: 1- Sócio dinâmica; 2- Sociometria; 3- Sociatria.

Sociodinâmica: Estuda o funcionamento das relações grupais(Socius-Grupo/Dinâmica-Funcionamento).

Sociometria: Mede, quantitativa e qualitativamente as relações interpessoais (Socius-Grupo/Metria-Medição)

Sociatria: É o tratamento das relações sociais (Socius-Grupo/Atria-Terapêutica).

Ainda dentro desse item, temos os métodos que servem a cada uma dessas áreas: Sócio dinâmica: Método-Role-Playing,ou jogo de papéis; Sociometria: Método-Teste socimetrico; e Sociatría: Método-Psicoterapia de grupo,sociodrama e psicodrama.

Os métodos socionômicos possuem seu conjunto de técnicas específicas e objetivos claros.

O Role-Playing utiliza técnicas de dramatização, espelho, solilóquio etc. Objetiva a melhoria do desempenho dos papéis que jogamos na vida.E que, às vezes, não estão adequados, bem desenvolvidos, assumidos ou criativos.

A má interação dos papéis nas relações interpessoais muitas vezes traz como resultado conflitos e sofrimentos que podem perfeitamente estar relacionado a algumas das falhas no desempenho dos papéis sociais, familiares, psicodramáticos ou psicossomáticos.

Porém, às vezes, o problema surge pela falta de clareza quanto à qualidade dos vínculos e número de eleições que cada pessoa faz ou é submetida nos grupos. Nesses casos, o teste sociométrico, lançando mão de técnicas como questionário, entrevistas, sociograma, confrontos etc, nos evidencia o mapa relacional de um grupo, qualificando e quantificando as relações de cada indivíduo em relação ao grupo e do grupo em relação a cada indivíduo.

Por fim, a sociatria, que utilizando-se dos métodos clínicos (psicoterapia de grupo, psicodrama e sociais: sociodrama) vem auxiliada por um infinidade de técnicas. Prioriza o tratamento das relações interpessoais inseridas na dinâmica grupal, cuidando do indivíduo e do grupo através da ação dramática.

Deixarei aqui nomeado os fundamentos da socionomia, ou como
ficou referido e assimilado na prática, psicodrama.

São fundamentos do psicodrama:
Teoria de papéis; Espontaneidade; Tele; Matriz de identidade; Conserva cultural; Co-inconsciente; Teoria do momento; Catarse de integração etc.
Em outra oportunidade farei considerações a cada um desses itens (olha a idéia dos capítulos seriados....)

Finalmente chegamos as áreas de atuação, possibilidades de aplicação da Socionomia/Psicodrama:

Na prática, quem trabalha na área clínica, com psicoterapia, poderá utilizar-se de todos os métodos e técnicas que estiverem ao seu dispor.Visto que a demanda e o campo de atuação nesse caminho é muito diversificado e eclético.

No setor de educação atuamos com propósito de melhorar e corrigir o processo de ensino-apendizagem. Treinando papéis ou aparando arestas que surgem no funcionamento inter e intra grupal.

No serviço público, sobretudo no atendimento à população, o sociodrama costuma apresentar-se como ferramenta preciosa para a consecução dos objetivos.

Na mediação e intervenção das questões familiares ou de casais.

Nas estruturas organizacionais, institucionais, o Role-Playing, o teste sociométrico e o sociodrama atendem a 100% das necessidades, fenômenos até hoje diagnosticados.

Para terminar ,acho que seria coerente afirmar que, onde existir grupo, relação, afeto, emoção e sensação podemos dizer que existe um campo de atuação para o psicodrama /psicodramatista.