quinta-feira, 23 de abril de 2009

Psicodrama: o ato diante da existência

.
Gostaria de compartilhar meu entusiasmo sobre o tema, não porque encontrei minha tribo, ou o seio que me acolhe, ou mesmo uma fórmula mágica para o trabalho. Mas em verdade, há 22 anos me encontro entusiasmada por ter descoberto uma abordagem que me permite trabalhar identificada com ideologia e metodologia, voltadas para o trabalho com grupos, com uma prática que privilegia a ação, pois o ato antecede a fala.

Posso trabalhar com instrumentos artísticos e estéticos que facilitam, e muito, a expressão e comunicação dos sentimentos. Primamos por relações verdadeiras e diretas, entendendo que a relação é composta por pessoas, portanto, seres da mesma espécie o que propicia, na horizontalidade das relações,o encontro com o outro e consigo mesmo. Jamais esquecendo,que a nossa divindade reside em sermos seres criativos e portanto,as possibilidades de resolução,para quem as quer, passam a ser infindáveis.

Dessa maneira, posso me colocar em relação aos grupos e as pessoas que os constituem como facilitadora, mas sem esquecer ou sufocar minha individualidade/subjetividade. Afinal, elas também compõem os instrumentos constitutivos da relação.
Viver Psicodrama é estar em atitude de protagonismo diante da vida.

É não se privar do privilegio de viver o momento.

É se preparar para exercer o dom da criação com responsabilidade e adequação.

É entender que desempenhamos papéis sociais , psicossomáticos e psicodramáticos .

É o vínculo, resultado das interações entre papel e contra-papel. Que nos liga e que mostra a qualidade das nossas relações, para que possamos, sempre em sintonia com o mundo, melhorar mais a nossa capacidade amorosa, criativa, adaptativa e verdadeira diante da existência.

6 comentários:

  1. Oi Mônica, gostei muito. Estou aguardando o próximo texto. E aí? Sobre o que será?

    ResponderExcluir
  2. monica,
    Parabens!Tô muito orgulhosa por vc ser minha mestra na arte da psicoterapia.Obrigada por me acolher como aprendiz e amiga.bjs carla maldonado

    ResponderExcluir
  3. Mônica da minha vida, eu estou felicíssima por vê-las pelas bandas da net, adorei a 1ª postagem, simplesmente traduz complemtamente o que penso e sinto sobre Psicodrama...

    Estou aguardando anciosíssima suas próximas postagens...

    Bjos, Elis

    ResponderExcluir
  4. LINDOOO!!Uma centelha de vidaa!!!ahhhahh!!bju Noemi G.

    ResponderExcluir
  5. Dona Mônica, você é 'porreta'! Isso que você escreveu foi simplesmente D+. Relendo o texto lembrei de quando lhe conheci... o cuidado, a forma original de realizar as suas abordagens! Beijos,
    Vanessa Benevides.

    ResponderExcluir
  6. Laura Afonso de Melo28 de abril de 2011 às 12:26

    Mônica, que bom lhe reencontrar, se não ao vivo pelo menos pela internet. Parabéns pelo seu sucesso profissional. Recebi o post do Sóciodrama e da exibição do filme "O segredo dos seus olhos". Belíssimo filme argentino. Assisti e pude conferir a excepcional qualidade, não só técnica como de dramaturgia do atual cinema argentino. Imperdível.

    ResponderExcluir